quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Das listas

Caros e caras,

A última semana deste espaço praticamente gravitou unicamente em torno de discussões sobre listas disto e daquilo. Eu mesmo me envolvi ardorosamente em algumas celeumas e mantenho minha posição inicial em todas elas...

Porém, alertado por um consultor semi-sábio, passei alguns momentos refletindo sobre algo maior: a sabedoria existente em se elaborar listas, sejam elas quais forem. E cheguei a uma conclusão: não é das coisas mais sábias nós, escolhidos dos céus na Terra, passar nosso valoroso tempo realizando esse tipo de tarefa. Como sábios, devemos escrever coisas maiores, devemos divulgar, aos poucos para não assustar, grandes verdades que se escondem por trás de nossa sociedade. E assim, nossos discípulos, premiados por tantas informações, serão capazes eles próprios de elaborarem suas listas dos mais disso ou daquilo.

Aguardo o posicionamento dos demais sábios... o mais importante é que, obedecendo ao Tratado Interplanetário da Convenção dos Sábios de 213 a.C., continuemos a deixar todas as nossas discussões internas, nossas dúvidas sobre o caminhar do universo e de como devemos passar isso à massa popular ao alcance de todos.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os Melhores Discos do Rock

Salve, salve galera!

Concordo com nosso amigo Brutos que devemos nos ocupar com questões mais importantes para humanidade do que criar listas.

Mas, dada a popularidade da lista das melhores bandas de rock, lanço aqui um pretencioso projeto: Ranquear os 40 melhores disco da história do Rock and Roll.

Afinal, não suporto mais o clamor popular que se traduz na minha caixa de mensagens lotada...
Eis a lista:



1) Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band - The Beatles

2) Aftermath - Rolling Stones
3) Who's Next - The Who
4) Abbey Road - The Beatles
5) Dark Side of the Moon - Pink Floyd

6) Having a Rave Up - The Yardbirds
7) White Album - The Beatles
8) Tommy - The Who
9) Revolver - The Beatles
10) A Quick One - The Who
11) Fresh Cream - Cream
12) Disraeli Gears - Cream
13) Let It Bleed - Rolling Stones

14) Are You Experienced? - Jimi Hendrix Experience
15) A Night at the Opera -Queen

16) Closer to Home - GrandFunk Raillroad
17) Beggars Banquet - Rolling Stones
18) Queen - Queen
19) Pet Sounds - The Beach Boys
20) Rolling Stones Rock and Roll Circus - Rolling Stones, The Who, Taj Mahal, Jethro Tull and Dirt Mac
21) Arthur (Or the Decline and Fall of the British Empire) - The Kinks
22) Led Zeppelin II - Led Zepellin
23) Appetit for Destruction - Guns N' Roses

24) The Man Who Sold The World - David Bowie
25) Houses of the Holy - Led Zeppelin
26) Nevermind - Nirvana
27) Rush - Rush
28) We are an American Band - GrandFunk Raillroad


29) The Best of The Animals - The Animals
30) Secos & Molhados - Secos & Molhados
31) Aqualung - Jethro Tull
32) Morrison Hotel - The Doors
33) Velvet Underground and Niko - Velvet Underground and Niko
34) A Date With Elvis - Elvis Presley

35) Creedence Clearwater Revival - Creedence Clearwater Revival
36) Pleasent Dreams - Ramones


37) All Things Must Pass - George Harisson

38) Piece of Mind - Iron Maiden

39) Never Mind the Bollocks - Sex Pilstolls
40) Metallica - Metallica

Desfrutem.
Viva o liberalismo!
Cheers

Os 10 maiores Sábios

Além dos 5 presentes nesses sites, que modestamente deixarei fora da lista, eis os 10 maiores Sábios da história (a lista dispensa comentários dada a sua grandeza inquestionável):

1 - Aristóteles
2 - Confúcio
3 - Wolfgang Amadeus Mozart
4 - Vladimir LLitch (Lenin)
5 - Woodrow Wilson
6 - Maria Teresa Habsburgo
7 - Cleópatra
8 - Honoré Balzac
9 - Charles Miller
10 - Vinicius de Moraes

Os dez maiores Estadistas

A Antártida me chamou. Depois de uns dias de descanso na paz glacial, volto aos afazeres mundanos desta vida. Eis que nosso caro colega sábio CJ nos incitou a selecionar os 10 mais da história.

Até agora, assisti a um debate fervoroso. Sábios expondo através de suas listas a experiência de séculos de história da nossa humanidade; obviedades e polêmicas apimentando as discussões.

Para a lista dos 10 maiores Estadistas, é preciso colocar os pingos nos “i’s”. Não adianta querer ficar procurando estadista democrático, pois se ele fosse de fato democrático, a sua figura seria inevitavelmente apagada diante da “vontade geral”. Além disso, dei preferência a líderes que contribuíram para a construção de grandes países, impérios, etc. Por último, não tive como escapar a um certo viés orientalista, quer dizer, os caras que conseguiram alguma vitória contra a dominância ocidental são os mais bacanas!

1 – Saladino

2 – Julio César

3 – Napoleão Bonaparte

4 – Joseph Stalin

5 – Otto von Bismarck

6 – Oliver Cromwell

7 – Gamal Abdel Nasser

8 – Gengis Kahn

9 – Rainha Victoria

10 – Charles De Gaulle

A lista que mudou o mundo




Salve, Salve a todos.

Em virtude da recente polêmica acerca das listas dos 10 mais tive de interromper o tratado que escrevo sobre história simulada (e que em breve será publicado parcialmente aqui) entitulada "Como seria se..." para meter minha colher nessa panela.

Um primeiro comentário é sobre a lista dos 10 piores árbritos de futebol: A lista está quase perfeita! Apenas acrescentaria o número zero na frente do nome de José Roberto Rato, ops, Wright uma vez que este merece ser considerado como tal (lembrem-se de sua épica entrega do título da Libertadores da América ao Flamengo-Rj ao expulsar meio time do Atlético Mineiro).

Quanto as demais listas deixo, como defensor das liberdades individuais, para julgamento daqueles que desfrutam de nossa sabedoria exceto quando o assunto é música.

Neste momento uso de minha prerrogativa de sábio para dizer à humanidade qual lista das 10 maiores bandas de rock de todos os tempos uma vez que trata-se do verdadeiro gênero musical popular mundo afora e, de fato, intertemporal.

Aí está:

1) THE BEATLES. Tão óbvio quanto andar pra frente! Simplesmemte a origem de quase todos os elementos da música moderna. Influência primária dos mais diversos gêneros. Se não podem ser considerados os pais do Rock, o FabFour é pelo menos responsável pela sua transformação em algo genial. Estão para a música como a mecânica quântica para a Física.


2) THE WHO. Virtuosidade é sua marca. Eruditos. Fizeram do Rock ópera.

3) ROLLING STONES. Grandes composições, capacidade de se adaptar a novas tendências sem perder sua alma (não para o diabo, claro).

4) CREAM. Eles tinham Eric Clapton. Isso já diz tudo.

5) YARDBIRDS. Eles também tiveram Clapton. E Jimmy Page também, e Jeff Beck..

6) LED ZEPPELIN. Idealizado por ninguém menos que Pete Townsend do WHO, também teve Page...

7) JIMMY HENDRIX EXPERIENCE. Uma avalanche lisérgica.

8) QUEEN. Nos perdidos anos 80 eles foram a âncora da boa música.

9) GRAND FUNK RAILLROAD. A música norte americana teve seus suspiros de boa qualidade...

10) NIRVANA. A última grande banda. Depois deles nada mais surgiu. Estamos no limbo (ainda não no inferno, mas quase lá).


Esta não é uma lita aberta a discussão. É a verdade absoluta inquestionável.
E tenho dito!

Viva o Liberalismo (para tudo, menos música).

Cheers

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Em Defesa das Minhas Listas

Camaradas, em especial Felix e Brutus,

É com grande prazer que vejo uma sábia discussão sendo travada. A discórdia democrática é a melhor forma da construção da sabedoria. A sabedoria não é única. A verdade não está lá, esperando por ser descoberta. Listar os “dez mais” é uma arte, cheia de perigos e dúvidas. Em primeiro lugar, com apenas dez posições é difícil contemplar a todos que ali mereceriam estar. Além disso, ordenar preferências é racional demais para um ser humano. Falar mal é mais divertido que falar bem.
Mas o fato é que eu defendo minhas listas tal como estão e, democrático como sou, desde o começo propus que cada um dos sábios fizesse sua lista para, enfim, unificarmos com algo sabiamente oficial, apesar da impossibilidade de Arrow. Espero a contribuição de todos.

Vamos à defesa.

Sobre os estadistas. Não há viés vermelho. Assim como Lula, Stalin nunca foi de esquerda. Stalin foi um grande estadista. Transformou um país lascado em industrial e venceu a guerra. Construiu aquilo que definiria estruturalmente o século XX. Dizer que Hitler mereceria estar na lista dos dez mais é uma completa estupidez. Hitler não foi um grande estadista: levou seu país a uma guerra que não poderia vencer e, evidentemente, perdeu. Churchill era charmoso, bebia champanhe e fumava charutos cubanos. Até hoje existe um tamanho específico de charutos que é chamado de “churchill”. Foi um estadista, sem dúvida, entre os dez mais do século XX, mas não entre os dez mais da história. Ninguém comentou, mas De Gaulle também poderia ser citado. É um outro caso entre os dez mais do século XX, mas ficou de fora da minha lista.

Sobre os sambas, acho que é difícil melhorar minha lista. Mas podem tentar.

Sobre as atrizes mais bonitas, o sábio Felix levantou nomes que foram ponderados na confecção da minha lista: são belas atrizes. Mas, confesso, nesse caso o fator “gosto pessoal” pesou demais. As sugestões do sábio Brutus, porém, são trágicas. A lista é de atrizes, não gostosas. Lili Muller e Priscila Fantin são belas, gostosas e tudo mais. Mas não são atrizes. Talvez algum dia o sejam, aí discutiremos.

Falemos, por fim, dos bares. O bar é um lugar sagrado, onde temos experiências com sensações mais elevadas. Entorpecemos-nos para sentir coisas que a só são possíveis com a embriaguez. É um templo para os sábios, onde consultamos os deuses que nos guiam, em especial Baco. Parece-me que o sábio Brutus está especialmente chateado com a influência midiática e ainda acha que eu, um dos cinco grandes sábios vivos, poderia me deixar levar por tal bobagem. Não. O Léo é um bar adorável. Há uma atmosfera toda especial, quitutes e chopp com puro colarinho paulista. Nos anos 1970 era lá que o pessoal da boca do lixo se encontrava, para a política e para a arte. Esse espírito ainda está em suas paredes. Concordo que o Genésio, por sua vez, é de fato uma extensão do filial. Por isso é tão bom. No mais, as menininhas em geral preferem o Genésio, por dispor de mais espaço. Por fim o Pinguin. Ah, o Pinguin. Esse lugar precisa ser entendido em seu contexto: uma praça, calor, riberãopretanas, chopp gelado da Antarctica (tem sido difícil achar isso depois da monopolização). Tudo que converge para alcançar aquele adorável estado ébrio. Com charutos, o Pinguin é completo.

Tendo dito, até!

A Carlos Josemberg

Caro Josemba,


Creio que premido pelo sucesso de seus primeiros posts neste espaço da sabedoria, você passou a acreditar que tem um nível de sabedoria que, em verdade, ainda não atingiu. Sua série "os 10 mais" está, para dizer o mínimo, eivada de chavões, de lugares comuns que não devem atingir sábios como os que têm a honra de deitar suas palavras neste espaço.


Comecemos pelos 10 maiores estadistas. Ora, ora, fica absolutamente claro na lista um viés vermelho que não pode existir na pressuposta imparcialidade dos sábios. Seguindo critérios semelhantes, se Josef Stálin está na lista (e em um honroso 3º lugar), Adolf Hitler também deveria nela figurar (que fique claro que não concordo com a inclusão de nenhum dos dois!). E Winston Churchill, talvez o maior estadista do século XX, onde está? Foi excluído simplesmente por não partilhar da vermelhidão do Leste?... tenha dó...


10 atrizes mais belas. Uma atrocidade colocar Eva Green com a medalha de bronze. Creio que tão absurdo devaneio se deve ao fato de vossa senhoria já ter sido duramente criticado por fazer odes a essa mesma moça em postagens anteriores. Por um orgulho besta e pouco sábio decidiu então colocar em 3º lugar alguém que não merecia nem um posto entre as 300 melhores. Outra característica pouco sábia do caro colega é se ater ao passado e a mulheres estrangeiras, como se a atualidade e o Brasil não nos presenteassem com algumas das maiores beldades das artes. Fico apenas em dois nomes para exemplificar: Luli Muller (ao lado) e Priscila Fantin.


10 melhores bares. A lista mais deprimente de todas. Um simples apanhado de lugares comuns, de chavões fertilizados por essas publicaçõezinhas pouco sábias que tentam anualmente listar os 10 melhores disso e daquilo. Salvo algumas citações de fato corretas, como o Velho Braca com seus quitutes e o futebolisticamente aconchegante São Cristóvão, restam lástimas, a começar pelo Bar do Léo, lugar de chopp absolutamente comum, medíocre, em que se você chegar após as 17h é obrigado a apreciar o "aprazível local" em pé, numa micromesa redonda quase no meio da rua, sem dúvida um ótimo exercício para o enrijecimento das panturrilhas, mas pouco confortável pra um bom papo entre amigos. E pensar que muito da fama desse lugar, que não merecia estar entre os 100 melhores bares da Grande SP, foi construída por Vanderlei Luxemburgo no início da década de 90, quando treinava o Palmeiras. À época, o treinador fazia questão de, em praticamente todas as entrevistas concedidas, salientar as qualidades do Bar do Léo. Ao que parece, a tática de lavagem cerebral foi exitosa até com sábios...


Filial e Genésio. O que têm esses dois bares, que na verdade são um só, divididos metade para cada lado da rua, que os coloque no top 4? Ok, o Filial está sempre lotado, possibilita o roubo de algumas bolachas de chopp, o que torna a conta menos absurda ao final da noite, e oferece um jabá com jerimum apetecível. Poderia de fato estar entre os 10 mais (nunca em 3º!). E o Genésio? Um bar que tem polenta cozida como uma de suas maiores atrações não merece qualquer crédito...


Pinguim, a lenda! Só posso aceitar a heresia de colocá-lo entre os 10 melhores bares assumindo que Josemba não foi mais do que uma vez ao distinto lugar e, mais uma vez, foi contaminado pelas famigeradas revistinhas dos mais mais. Entre os diversos bares de Ribeirão Preto, o Pinguim é um dos piores em termos de custo-benefício. Chopp bom, porém caro para os padrões da cidade, e nenhuma outra atração senão quarentões saudosos da juventude ou parte da playboyzada enojante desta cidade do interior paulista.


A lista do samba até que se salva, apesar de ausências que poderiam ser discutidas...


Caro amigo sábio Josemba, se quer continuar com a série "os 10 mais", seja mais prudente e criterioso daqui em diante. Do contrário, corre o risco de sua famosa e reconhecida sabedoria aos poucos se dirigir para o ralo...


Efusivo abraço!

"As Dez Atrizes Mais Bonitas" Revisitado

O post do meu colega de blog Josemba tem causado certa polêmica entre a vasta audiência do site. Na verdade, ele parece não tem lido com muito interesse a série "Segredos da Arte", de minha autoria, onde revelo as mais importantes questões estéticas da história da humanidade.

Não que sua lista não contenha as mais belas mulheres que a sétima arte já nos presentou, obviamente ele ali selecionou o que se pode considerar imprescindível em um top-ten da categoria, mas há um toque pessoal que certamente é questionável, não só na ordenação mas na ausência de alguns nomes e no destaque de outros que certamente estão ali porque o colega deseja impor seu gosto pessoal como universal.

Com razão trata-se de algo que só podemos ler em Bukharin e suas obras sobre o imperialismo nos primórdios do século XX.

Vamos ao ponto.
Audrey Hepburn: certamente se perguntássemos a 10 especialistas se ela estaria no topo, os 10 atestariam como certa essa possibilidade e mais uns 34 apareceriam ovacionando o nome dessa bela mulher. O mesmo para Claudia Cardinale: diria que a disputa entre as duas é um pário difícil que tende a ser desequilibrado pelo gosto pessoal de cada um. Eu, por exemplo, daria a coroa a Audrey, embora a Cardinale seja mais gostosa. Mas não é o caso, o mote é "mais bonita" e não mais gostosa. Não obstante, trata-se de uma questão que merece um livro que um dia escreverei e ficarei bilionário, finalmente.

Mas e grandes ausências? Monica Vitti, a grande musa de Antonioni (e minha), não está aí? Nem a fantástica Isabelle Adjani está listada, com a Binoche à frente de Grace Kelly (?). Ingrid Thulin está lá (em #4?!), mas e Ingrid Bergman? Cadê a Marylin? E. Taylor? Alguns gritam pela Rita Hayworth, outros choram pela Ava Gardner. E aí Josemba?

Entre as contemporâneas, certamente Eva Green (#3?). Mas e Scarlett Johansson? A própria Nicole Kidman, Penelope Cruz, Monica Bellucci, Sophie Marceau? Cate Blanchet? Liv Tyler? Até a própria Jolie? Sienna Miller? E Natalie Portman?

Essa lista precisa ser revista para que os povos sintam que a sabedoria deste blog é justa, do povo iluminado para o povo que aguarda ansiosamente pela iluminação.

Josemba, seja mais razoável. Trasmita sua sabedoria.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Os Dez Melhores Sambas

1 – Feitio de Oração

2 – Preciso me Encontrar

3 – O Bêbado e a Equilibrista

4 – João Valentão

5 – Canto de Ossanha

6 – Samba do Arnesto

8 – Deixa a Vida Me Levar

9 – Carinhoso

10 – Foi um Rio que Passou em Minha Vida

As Dez Atrizes Mais Bonitas

1 – Claudia Cardinale

2 – Audrey Hepburn

3 – Eva Green

4 – Ingrid Thulin

5 – Brigitte Bardot

6 – Marlene Dietrich

7 – Sophia Loren

8 – Greta Garbo

9 – Juliette Binoche

10 – Grace Kelly

Os Dez Melhores Bares

1 – Bracarense

2 – Léo

3 – Filial

4 – Genésio

5 – Nova Capela

6 – Pinguin

7 – São Cristóvão

8 – Brahma

9 – Jobi

10 – Elídio

domingo, 27 de janeiro de 2008

Os Dez Piores Juízes de Futebol

Caros e caras,

Incitado pelo caro amigo Josembinha, resolvi também elaborar lista dos 10... porém, ao contrário dos 10 melhores em alguma coisa, presentearei os leitores com listas periódicas dos 10 piores, afinal é muito mais divertido falar mal do que falar bem dos outros.

Comecemos por um tema muito mais importante do que estadistas: os 10 piores árbitros de futebol das Américas nos últimos 20 anos. Árbitros e não juízes, porque ao invés de julgarem os lances do jogo de acordo com as regras do esporte, esses infelizes listados abaixo arbitram ao seu bel prazer as maiores atrocidades imagináveis.

1 - José Roberto Wright

1 - Wilson DE Souza DE Mendonça

1 - Márcio Rezende de Freitas

1 - Carlos Eugênio Simon

1 - Oscar Roberto de Godói

1 - Sálvio Spínola Fagundes Filho

1 - Javier Castrilli (ARG)

1 - Gustavo Mendez (URU)

1 - Ernesto Filippi (URU)

1 - Ubaldo Aquino (PAR)

Não, não foi erro de digitação. Todos estão com o número 1 na frente porque não houve como distingui-los em meio a tanta incompetência para com o apito.

E virá o próximo!