terça-feira, 21 de outubro de 2008

The Spy Who Loved Me (1977)



Completo. James Bond é acompanhado de mulheres lindas, briquedinhos, um carro-submarino, uma agente secreta soviética, perseguição de esqui, perseguição de carros, cenários no deserto, nas pirâmides... tudo num grande enredo baseado num louco que quer explodir o mundo para “recomeçar a civilização dentro do mar”.



Sim, um louco ecológico. Em tempos de relatório de Estocolmo, crise energética e poluição desenfreada, os ambientalistas marcaram cena na segunda metade da década de 1970. Nesse filme, o vilão é um biólogo muito (MUITO) rico que inventa um plano de seqüestrar submarinos nucleares e explodir Moscou e Nova Iorque, de forma que as grandes potências entrem em conflito e acabem com a humanidade. Assim, a civilização poderá nascer novamente sob seu comando, numa cidade submersa.


(acabei de acordar, perdi algo?)



Louco de pedra. Esse sujeito não é como a SPECTRE que quer dinheiro. Também não é ligado a nenhum governo. Eu entendo que alguém seja louco. Mas não entendo loucura coletiva. E não entendo como ele conseguiu construir um petroleiro gigante que na verdade é um seqüestrador de submarinos sem que nenhum serviço de inteligência tenha percebido. Também não entendo como ele consegue organizar um exército particular que aceita lutar por um plano tão maluco... mas se não fosse assim, não seria um filme de 007.

Mais que isso, não haveria oportunidade de usar o belíssimos Lótus branco, que vira submarino!



Mais ainda: não haveria oportunidade para juntar James com a melhor agente secreta soviética, a Triple-X (XXX, que nome sugestivo) interpretada por Barbara Bach que, se não me engano, é casada com Ringo Starr. Sim, eles estão juntos para salvar o mundo, apesar das diferenças ideológicas e do fato de Jimmy ter matado o amante da moça. Triple-X é linda. Olhos profundos, decotes profundos. Mas não convence como sendo “a melhor agente soviética”. Ela nem consegue se livrar do vilão sozinha!



Já que falamos de mulheres, vale comentar também a ajudante do vilão, Naomi (Caroline Munro), que praticamente não faz nada além de desfilar suas curvas.


("oi, eu vim ajudar o vilão e suas vilanices")


Por fim, lembremos sempre que nesse filme surge Jaws, o bruta-montes com dentes de ferro que sai por aí mordendo as pessoas.