sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Reflexões Teológicas – Parte IV

Camaradas,

Estou inconsolável. Certa vez descrevi o Bracarense como “representação comercial do paraíso”, uma obra divina para que os pecadores terrenos pudessem sentir um pouquinho das benesses da retidão moral e, quiçá, se arrependessem e buscassem redenção. Sim, o Bracarense poderia ser entendido como uma estratégia agressiva de fidelização de clientes.


Registo de um passado perdido. O crédito da foto é de nossa sábia leitora.


O grande ativo dessa empreitada, certamente, era D. Alaíde, das mãos hábeis, que produzia quitutes deliciosos e encantadores. Verdadeiras amostras mundanas dos néctares divinos. O bobozinho e a delicinha de camarão, as especialidades, eram capazes de fazer um homem abdicar de suas certezas, uma experiência transcendental.

Acontece que Deus esqueceu de questões trabalhistas e acho que tudo ia ser feliz. Dona Adelaide saiu do Bracarense, e dizem alguns, abrirá um outro bar. Até lá estamos órfãos. O Bracarense ainda guarda seus encantos, especialmente o sanduíche de pernil. Mas os quitutes perderam sabor, vigor e principalmente amor. O bolinho de catupiri com camarão está mucho. Bobozinho e delicinha não existem mais.

É uma tragédia. Estou pagando até pelos pecados que ainda não fiz...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Reflexões teológicas – Parte III

Camaradas,

O tempo é o melhor amigo do sábio. Com o tempo, o sábio pode aumentar sua sabedoria. Seja com reflexão, seja com vivências, seja por uma iluminação divina. Normalmente, uma combinação complexa entre essas e outras fontes de sabedoria. Pois bem, compartilho com vocês algumas novidades sábias.



Durante as festas de final de ano fui agraciado com duas importantes lições. Bêbado, me expus a uma grande quantidade de situações perigosas, como piscinas, trampolins, balanços e galhos de árvores. Meus objetos pessoais também foram colocados sob perigo. Felizmente, não tive nenhum arranhão. Nenhum celular molhado. Nenhum óculos quebrado. Deus efetivamente protege os bêbados, desde que a Ele seja oferecido um trago. Baco é foda. Essa foi minha primeira lição.



Mais sóbrio, dias depois, decidi fazer uma boa ação para pagar meus pecados de 2008. Ao passear por uma bucólica estradinha, vi uma ovelha – a criatura favorita de Deus depois das Baratas – béééérrando tristemente pois além de presa por uma corda, estupidamente deu contínuas voltas numa árvore se auto-amarrando e se privando de qualquer possibilidade de movimento. Inspirado pelo Pastor, aquele que dedica sua vida aos outros, desprovido de auto-interesse, totalmente altruísta, percebi que ali estava minha grande oportunidade de redenção.

Animais belos e peludos como são as ovelhas precisam ser conduzidos para a terra prometida. Atividade divina na Terra, o pastoreio sempre me fascinou. Feliz e satisfeito por ter uma brecha na vida pecadora, tomei a pobre ovelha pelo laço e dei várias voltas na árvore, como se fosse uma brincadeira de roda, ou uma dança circular celta, de forma a soltar os nós que o inteligente animal tinha produzido.



Grata pela minha bondade, ao ver-se livre a criatura de Deus não hesitou em sair rapidamente a correr. E como correm as bichinhas! Com isso, ela esticou a corda até que esta raspasse por toda minha perna, mutilando meus membros e me deixando severamente avariado. O sangue correu por minha pele e ao regar o solo percebi que paguei por meus desvios de conduta.

Eis que ficou clara minha segunda lição: jamais ajudar autruistamente qualquer ser estúpido que esteja em apuros. A bondade é punida por Deus com mutilação. Veja, por exemplo, o caso de seu próprio filho. Devemos, pois, nos manter devidamente ébrios.

Tendo dito, até!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Registros numéricos

Camaradas,

2008 foi um grande ano para a economia brasileira e para o blog dos sábios.

Foram 100 posts.

E teve um dos sábios que pontuou 20 vezes.

Impressionante.

tendo dito, até!

Adeus à Joaninha

Camaradas,

Hoje terminei meu mais longo relacionamento não-co-sanguíneo (como será a grafia correta dessa expressão na nova regra ortográfica?). Sinto certa tristeza por saber que não mais encontrarei a formosa dama de vermelho, com quem compartilhei minha rotina, horas longas dos meus dias. Com ela, fui conhecer lugares distantes e me aventurei por caminhos inóspitos (clique aqui para ler uma dessas histórias interessantes).


Joaninhas se divertem sem preocupações com a vida e opinião alheia

Acabou. Como tudo na vida, uma hora acaba. Prefiro as boas lembranças à lamentação. E faço aqui todo meu carinho a ela, às marcas que deixamos um no outro e meu desejo que seja bem sucedida em sua nova vida.
Joaninha é um nome de batismo recente. Na verdade antigamente ela tinha um viés mais masculino e era conhecida como tequilamóvel, dada sua preferência clara por tequila ao invés de gasolina.


Tequilamobile: o primeiro off-road 1.0 do mundo


Era dotada de um dispositivo único e muito prático, o exclusivo botão “foda-se”. Seu acionamento libertava-a para realizar qualquer atividade, transgredir qualquer regra, moral ou bom costume. Mais que isso, tocar o “foda-se” permitia atrapalhar os outros, incomodá-los, sem ser reprimido por isso. Quase como uma imunidade parlamentar, só que sem exigir o trabalho de ser eleito.

Vá e seja feliz!

Tendo dito, até!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O Elixir da Vida



Camaradas,

Durante séculos a humanidade buscou descobrir uma droga que permitisse a manutenção da vida e a juventude eterna. O fracasso científico foi igualmente estrondoso quanto o sucesso dramático e literário desse anseio.

A combinação entre minha longeva sabedoria e uma ligeira experiência com bebidas alcoólicas me levou a experimentar uma grande quantidade de remédios pós-ressaca, como engov, aspirina+coca-cola, entre outros. Nenhum deles funciona.

Perguntei a um amigo sábio chinês, comunista, o que ele fazia para ser tão saudável. Sua resposta foi muito esclarecedora: Po Chai Pill (保濟丸, em chinês tradicional). É o elixir da vida.

Ora, quem nunca prometeu num dia de dor de cabeça associada a dor de barriga “eu nunca mais vou beber”?. Tomar um frasco dessas bolinhas milagrosas pode fazer a diferença entre um dia triste e um novo dia de trabalhos alcoólicos. E, claro, nos livra de um trauma possível contra nossa amiga cerveja, a causa e solução de todos os problemas do mundo.



Po Chai Pill (保济丸, em mandarin), feito com ingredientes raros do extremo oriente, incluindo unhas de tigre é a fonte da saúde e da vida eterna para aqueles que querem, além de vigor, a sabedoria, conhecimento e formato de um bom bebedor. Recomendado medicinalmente para vômitos, diarréia, e outros problemas digestivos. Mas os verdadeiros conhecedores do idioma chinês sabem que o ideograma de ressaca é igual àquele usado para representar má-digestão.

Muito sábios esses chineses.

Esses chineses vão dominar o mundo!

Tendo dito, até!

Dilmão 2010


Camaradas,

Dilmão acabou de se transformar. A mãe do PAC agora está um pouco menos feia. Será que vai dar pra votar nela? Só se ela abraçar criancinhas pobres e famélicas.

Tendo dito, até!