quarta-feira, 11 de março de 2009

São Paulo: a locomotiva

Caros sábios,

No meio deste carnaval, em um dos blocos em Santa Teresa, fui impressionado com uma cena. Sim, no meio da massa saltava um grito dissonante. Era um grupo de cinco ou seis paulistas que, animados, cantavam grandes temas como:
- Trinta..e Dooois! Café! Trinta e Dois, Café!
- Cons-ti-tu-cionalistaaaaaaaaaa é!
e claro, não poderia faltar:
- Ei, Vagas, vai tomar no **....

Prontamente, me emocionei. Sim, porque o carnaval, esta festa inventada em São Paulo, soube reconhecer o papel do majestoso Estado do café como a grande locomotiva do país. Não à toa a única industrialização verdadeira e espontânea brotou no solo vermelho do grandioso Estado. É lá que o Mercado (e o padrão ouro) funciona, as lojas e serviços funcionam 24 horas por dia, o antendimento é sorridente e prestativo. Sim, como teria sido um país melhor não fosse o golpe e a ditadura.

Em homenagem ao grande Estado do café, segue uma fotografia de sua capital, símbolo de um Brasil de progresso:

terça-feira, 10 de março de 2009

Vaticano e cuecas sujas

Sábios e sábias,

Depois de décadas de estudos, livros de Simone de Beauvoir, debates, soutiens queimados e luta, o vaticano publicou o que é o estado da arte do pensamento feminista. O jornal do país de Jesus Cristo publicou neste domingo, em homenagem ao dia mundial das mulheres, uma reportagem com o título: "A máquina de lavar e a emancipação da mulher: coloque o sabão, feche a tampa e relaxe".

É sem medo que a jornalista, autora do texto, escreve para o mundo: "No século XX, o que teve mais influência na emancipação das mulheres ocidentais?"..."O debate segue aberto. Alguns dizem que foi a pílula, outros, a liberalização do aborto, ou mesmo trabalhar fora de casa. No entanto, outros vão mais longe: a máquina de lavar roupa"

Para mostrar a força do texto, chega-se a poderosa conclusão: "mística sublime de poder trocar os lençóis duas vezes por semana ao invés de uma". É claro que não podia faltar a perspectiva histórica para encerrar o argumento: "A princípio, as máquinas eram muito volumosas. Rapidamente, no entanto, a tecnologia criou modelos mais estáveis, leves e eficazes, criando a imagem da superdona-de-casa, sorridente, maquiada e radiante entre os eletrodomésticos de sua casa"