segunda-feira, 30 de junho de 2008

Eu deveria beber menos

Camaradas,

Até os sábios aprendem. Sim. Não sabemos tudo, o tempo é nosso melhor professor. Mesmo na minha idade avançada, ainda aprendo algumas coisas.
Os fatos da vida nos fazem refletir sobre nossa sabedoria e sobre quão sábias são nossas decisões sobre a própria vida. É um mecanismo de retroalimentação virtuoso. Ou pelo menos deveria ser. In vino veritas, é o que costumo pensar. Beber abre as portas da percepção e eleva o espírito. É no bar que as grandes idéias surgem. Os mais puros sentimentos afloram. A condição ontológica humana fica evidente. É o lócus da atividade social e política. O bar é a instituição mais importante já desenvolvida pela civilização. O bar é civilizatório.
É só lembrar de algumas frases célebres que foram professadas recentemente em minha presença, e só poderiam tê-lo sido no bar. A mais brilhante delas versava sobre tudo: “o mais legal da vida é a irreversibilidade das coisas”.
Fez-me pensar. Pensar que irreversivelmente, meu corpo já não agüenta tantas doses alcoólicas, acompanhadas do devido torresminho, linguiçinha, pastéis, delicinhas e outros quitutes portadores da felicidade. O rio já não é o mesmo depois de passado um instante. As pessoas mudam como os rios, mantendo vários de seus aspectos, mas em constante transformação.
Algumas lições de sabedoria eu só aprendi agora. O mais legal é que me foram ensinadas por outras pessoas sábias que cruzaram e marcaram a minha própria sabedoria. A primeira é que já não tenho mais aquele fígado de avestruz, que ostentava capacidade e desempenho.
A segunda é que existem azeitonas pretas. Existem naturalmente, não só aquelas que na verdade são verdes quando colhidas, mas porque mantidas em vinagre ficam pretas e deliciosas. Existem algumas azeitonas pretas que ficam pretas na própria oliveira. E são também deliciosas. Agora eu queria saber se alguém faz azeite a partir dessas azeitonas. Seria um azeite preto?
E com isso concluo apresentado a terceira lição: existem leitores assíduos desse blog que muito contribuem para a sabedoria por ele irradiada. Agradeço aos comentários feitos sobre os experimentos com a pasta de dentes e espero que alguém aí tenha a resposta sobre a existência de azeite preto.
Tendo dito,
Até!

Nenhum comentário: