quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Mais um sábio (?)




Caros sábios,


   Pode parecer uma furada, mas sem consultar vocês, estou arquitetando uma grande aquisição para o time do blog (desta vez vai). Olhe para a foto acima e tentem descobrir quem é. Ok...uma dica: ele é parente de alguém. Especificamente, ele é neto de alguém, alguém muito sábio cuja sabedoria ainda é plenamente compreensível a partir da teoria que liga o grande salto para frente e mudanças na órbita terrestre.



Para os realmente curiosos, aqui está uma entrevista com nosso futuro colega e, como não poderia faltar, segue o link do seu blog:


Uma boa notícia: não precisamos nem criar um ícone: ele já tem um!!!

Excelente!


Tendo dito, até!

Meus votos para 2009

Senhores, sábios ou não,

Meus votos de ano novo são para que todos possamos celebrar as coisas boas da vida, como a amizade, os grandes projetos e os objetivos comuns, com uma cervejinha entre aqueles entes mais queridos.


Infelizmente, alguns lugares não dispõe de infra-estrutura adequada para tal ocasião (o que incluiria, na pior das hipóteses: copos, gelo e cerveja).




Infelizmente.

Férias em Londres

Camaradas,

Volto descansado de alguns dias em Londres, a eterna capital do mundo. Compartilho com vocês algumas memórias.

Tendo dito, até!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Goldeneye (1995)



Depois de seis anos ausente, 007 retornou. Uns achavam que não tinha mais sentido continuar com a série, depois da versão bruta e cult dos tempos de Dalton. Outros achavam que o fim da guerra fria e da URSS também tirariam o sentido de continuar com o personagem. Estavam todos errados. Bond precisava apenas de sangue novo. E conseguiu.


"You were expecting someone else?"


Cena memorável, Bond dirigindo um tanque nas ruas de São Petersburgo (Leningrado, nos bons tempos)

Pierce Brosnan incorporou Bond magistralmente. Reuniu características de seus antecessores e – num movimento antropofágico – criou sua própria versão, atualizada para os anos 1990. De Connery, buscou o humor. De Lazemby o sorriso. De Moore a elegância e o toque playboy. De Dalton, a violência e frieza.


"So, you are always On a Top of things?"


Reloginhos hi-tech: versão dos anos 1980 e 1990.

Foi o primeiro filme que assisti no cinema e gostaria de registrar que é, possivelmente, meu favorito. Vários elementos da trama baseiam-se nos frangalhos do fim da guerra fria, explicitamente. A traição, a vingança e os objetivos megalomaníacos dos vilões continuam presentes. As cenas de ação, os cenários pelo mundo e a tecnologia sempre surpreendente. (Nota de curiosidade: era o começo da Internet, e há muito entusiasmo com suas possibilidade. A mocinha pede um computador com modem de 14.4 kbps...).


"Hello, James!"


As mulheres... ah... faltava a Dalton certa cafajestagem. Bronsnan é um cafajeste elegante. Algo mais próximo de Moore, que tratava as moças com carinho, do que pra Connery, que as descartava como se fossem lenços usados. Nesse filme, Bond começa com uma perseguição adorável nas montanhas ao redor de Monte Carlo, acompanhado por uma doce inglesinha. Dirigindo um Aston Martin 1965 (igual do Goldfinger), 007 persegue uma Ferrari dirigida por uma russa ninfomaníaca (amiga do vilão) que mata as pessoas durante o ato de fornicação. É muito divertido. No fim, Jimmy abre um compartimento-geladeira do carro abastecido com uma boa garrafa de champanhe.


GirlPower: mulheres fora da cozinha.


"I am invinceble!", dizia o vilão congelado.

A vilã russa, Xênia Onatopp (sempre nomes curiosos) é conhecida depois, numa sauna. Mas quem se destaca mesmo é a bondgirl programadora de computadores, Natalya Simonova, que trabalha no programa espacial secreto russo. Ela faz um estilo mocinha durona e ainda com certo ar maternal (quando dá bronca em 007 e ex-006: “Stop! You look like boys with toys!”). Em outra cena, sai perguntando questões psicológicas de Jimmy, quanto a sua natureza fria e violenta.


"Você será reprovado no teste de direção, James."

As novidades também incluíram uma nova Miss Moneypenny, interpretada por Samantha Bond, e uma nova M (sim, uma mulher!), Judi Dench. Eu gosto da combinação. O bom e velho Q continuou interpretado por Llewelyn.


"Ela programa computadores, lava, passa e nas horas vagas ainda arruma a cama"


Louis Maxwell e Samatha Bond, posando na frente do Aston Martin

Feliz Aniversário!


Camaradas,

Há exato um ano, o grupo dos sábios se reuniu com um objetivo nobre: permitir que o resto da humanidade pudesse compartilhar um pouco de nossa sapiência. Eis que esse blog foi criado e desde então é atualizado com a fronteira de tudo aquilo que é sábio.

Parabéns por um ano de divulgação de nossa sabedoria eterna. Parabéns aos sábios que dedicaram momentos de suas vidas a esclarecer a realidade para o resto do mundo. Obrigado a todos os leitores, e leitoras, que acompanham nossa publicação.

Viva a sabedoria!

Um Brinde!

Aos Povos!

tendo dito, até!