quarta-feira, 1 de abril de 2009

Quem é o autor?

Caros,

Vez em quando, volto-me a meditar sobre o que fez a humanidade até hoje. Logo me chegam à mente os infindáveis progressos alcaçados em todos os campos da ciência. Penso então que o ser humano é realmente o maioral. Mas logo em seguida, deparo-me com questões que inquietam o meu ser na exata medida em que vão contra qualquer hipótese de racionalidade do ser.

Mostra clara disso é a forma como nós, cabeças ditas pensantes, deixamo-nos levar por uma série de peças publicitárias que povoam a sociedade desde tempos imemoriais. Recebemos as tais peças e as tomamos, na maioria das vezes, como verdades, sem a mínima preocupação em avaliar a razoabilidade das "informações".

Abaixo vai uma preciosa coletânea de frases, todas ditas pela mesma pessoa...

1. "O individualismo deve desaparecer!"
2. "Sempre interrogue seus prisioneiros à noite. A resistência de um homem é sempre menor à noite"
3. "Eu não preciso de provas para executar um homem."
4. "Querido pai, hoje descobri que realmente gosto de matar"
5. "Estou aqui nas montanhas sedento por sangue."
6. "Minhas narinas se dilatam quando aprecio o odor acre da pólvora e do sangue. Louco de fúria, mancharei de vermelho meu rifle estraçalhando qualquer inimigo que caia em minhas mãos. Com a morte de meus inimigos preparo meu ser para a sagrada luta."
7. "Um ódio que é tão violento que impulsiona um ser humano para além de suas limitações naturais, fazendo dele uma violenta e fria máquina de matar."
8. "A juventude deve abster-se de questionar de modo ingrato as ordens governamentais. Ao invés disso, ela deve se dedicar completamente aos estudos, ao trabalho e ao serviço militar"
9. "Não tenho casa, não tenho mulher, não tenho pai, não tenho mãe, não tenho irmãos. Meus amigos só são amigos quando eles pensam ideologicamente como eu."
10. "Não atirem! Valho mais para vocês vivo do que morto."

Agora, o desafio. Quem, dentre os cinco indivíduos apresentados abaixo, é o autor de tamanhas pérolas da bondade e da humanidade entre os povos?



Pinochet? Mussolini? Stalin? Che Guevara? Hitler?

Semana que vem, a resposta.

Até!

4 comentários:

Asdrubal disse...

Nenhum mistério sobrevive ao Google!

Uóchintom disse...

Seria interessante lançar esse desafio em algumas filas de cinema nesse mês de abril.

Anti-Verme disse...

Seria cômico se não fosse trágico. Vejo a programação de um cinema aqui em Marmelândia (Paraná) e o filme do Verme aparece classificado como "drama". Drama para quem, cara pálida?

El Che disse...

Queridos,

esqueçam o que eu disse e o que eu escrevi!

agora é correr pro abraço da revisão (e romantização) da história.

sucesso!