domingo, 13 de janeiro de 2008

Segredos da Arte (part DEUX)

Camaradas e colegas sábios,

O sucesso da série Segredos da Arte anda despertando os sentidos do público leitor. Pois bem, continuemos com próximo tópico: Leonardo! Sempre me irrito ao ouvir sobre o código da Vinci. Por que? Em primeiro lugar, sabe-se que "da Vinci" não significa coisa alguma a não ser a procedência de alguém: Vinci é apenas uma localidade da região de Florença onde o nosso mestre Leonardo teria nascido. Mas com a mania anglófona de chamar todo mundo por qualquer coisa que não seja o primeiro nome, claro, por que chamá-lo de Léo se "da Vinci" soaria como, "McDonnald" do Ronald McDonnald?

Eu realmente não faço questão de lembrar o nome do autor do livro, mas infelizmente acabou de vir à memória: "Dan Brown". Agora quando estou visitando uma livraria sou obrigado e atravessar pilhas de livros de mistério/suspense envolvendo ordens monásticas, que subiu de 1 para algo em torno de 400, até chegar a uma seção neutra, como Culinária ou Dicionários.

Não vou entrar no mérito do conteúdo dessa literatura, a não ser pela simples constatação de que se tratan de livros que - à exemplo do Código da Vinci - tentam colocar o leitor da posse de um conhecimento secreto (ou a localidade de uma relíquia) - ainda que se apele regularmente para o termo "ficção".

Este post, na verdade, é para falar de Leonardo. Vamos a ele!

Sem dúvida o mais polivalente de todos os gênios existentes, Leo é revernciado não só pela beleza de seus trabalhos, mas principalmente por ter introduzido tão claramente as associações entre os campos do conhecimento e expressão humanos, como anatomia, botânica e geometria.

Não pretendo aqui repetir os textos encontrados por aí sobre Leonardo, mas me certificar que os leitores tenham uma base mais sólida sobre algumas de suas obras mais marcantes. Gostaria de destacar duas obras icônicas:

A primeira, o esboço do homem Vitruviano, que aparentemente serviria para estudar as proporções do corpo humano, revela a percepção de Leonardo da arquitetura das formas e da geometria anatômica que milhões de anos de evolução (ou Deus, sinta-se à vontade) garantiram ao ser humano.

Se prestarmos um pouco mais de atenção, temos ainda duas outras percepções.




1) Leonardo estaria tentando demonstrar quais os possíveis desenhos são possíveis se você deitar na areia e começar a mover seus braços e pernas na máxima amplitude;


2) Leonardo queria introduzir, como primeiro personal trainer da história, uma forma primitiva do que hoje conhecemos como "polichinelos".

A segunda obra sobre a qual gostaria de divagar por um breve momento é "A Última Ceia", também alvo de Dan Brown e a seita. Dessa vez eles tentavam mostrar que Jesus teria um caso com Maria Madalena, que por sua vez estaria retratada ao lado de Jesus no lugar de um dos discípulos mais jovens (logo ao lado esquerdo).
Mais uma vez, utilizando as técnicas de datação por carbono 14 e um pouco de raio X, temos no detalhe informações relevantes para resolvermos a pendenga.

Sobre a mesa, pode-se facilmente ver um baralhos Copag à frente de Jesus. Sem dúvida etavam jogando alguma modalidade de carteado. Mais: pelo naipe das cartas, podemos ver que Tomé está indicado para sua testa, onde encontramos uma carta 4 de paus. Enquanto isso, Jesus tem em sua mão um Ás de Espadas, também conhecido como Espadilha. Ora, estas cartas só poderiam se encontrar de maneira tão enérgica na modalidade conhecida popularmente como TRUCO (manilha velha).

Neste caso, o 4 de paus (ZAP) a carta mais forte do jogo. Pelo semblante desolado de Jesus, era uma jogada arriscada que poderia dar fim à partida daquela dupla.

Notem que Tiago, parceiro de Jesus, olha pasmo para a carta do mestre. Este teria supostamente trucado, tendo Tomé em seguida respondido com um sonoro meio pau pra cima do marreco. Jesus mandou cair e Tomé provavelmente colou a carta na testa, mostrando que ali era todo mundo pato mesmo. Jesus e Tiago: certamente uma dupla sem muito futuro nas mesas de carteado da Galiléia.

Voltando ao tema de Maria Madalena, sabemos que a mulher começou a participar ativamente nas mesas de truco e poker masculinas somente após a Segunda Guerra Mundial, quando foram chamadas para cobrir o trabalho dos homens na máquina de guerra americana (e mundial) e daí nunca mais voltaram a usar os aparelhos da linha branca da casa, além de contar com uma renda adicional para o jogo de azar.

Assim, posso dizer com categoria que a pessoa ao lado de Jesus, de fato, nunca poderia ser Maria Madalena, a não ser se fosse o caso de um Strip Truco ou se tivesse trazido uns salgadinhos. Como eles só tinham pão na época, muito provavelmente era um discípulo querendo formar uma dupla "de-próximo", esperando o perdedor da rodada.

Leonardo: mais um sábio na nossa galeria.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado sábio Felix,

Sou aluna do quarto ano de história da arte, na FMU, e acompanhar sua análise de grandes obras é para mim um deleite.

o sr. deveria ser professor do nosso curso!

Anônimo disse...

Simplesmente Sensacional!
Felix vc é um gênio. Peço desculpas, vc é um sábio.