terça-feira, 10 de março de 2009

Vaticano e cuecas sujas

Sábios e sábias,

Depois de décadas de estudos, livros de Simone de Beauvoir, debates, soutiens queimados e luta, o vaticano publicou o que é o estado da arte do pensamento feminista. O jornal do país de Jesus Cristo publicou neste domingo, em homenagem ao dia mundial das mulheres, uma reportagem com o título: "A máquina de lavar e a emancipação da mulher: coloque o sabão, feche a tampa e relaxe".

É sem medo que a jornalista, autora do texto, escreve para o mundo: "No século XX, o que teve mais influência na emancipação das mulheres ocidentais?"..."O debate segue aberto. Alguns dizem que foi a pílula, outros, a liberalização do aborto, ou mesmo trabalhar fora de casa. No entanto, outros vão mais longe: a máquina de lavar roupa"

Para mostrar a força do texto, chega-se a poderosa conclusão: "mística sublime de poder trocar os lençóis duas vezes por semana ao invés de uma". É claro que não podia faltar a perspectiva histórica para encerrar o argumento: "A princípio, as máquinas eram muito volumosas. Rapidamente, no entanto, a tecnologia criou modelos mais estáveis, leves e eficazes, criando a imagem da superdona-de-casa, sorridente, maquiada e radiante entre os eletrodomésticos de sua casa"

Nenhum comentário: