terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Em Defesa das Minhas Listas

Camaradas, em especial Felix e Brutus,

É com grande prazer que vejo uma sábia discussão sendo travada. A discórdia democrática é a melhor forma da construção da sabedoria. A sabedoria não é única. A verdade não está lá, esperando por ser descoberta. Listar os “dez mais” é uma arte, cheia de perigos e dúvidas. Em primeiro lugar, com apenas dez posições é difícil contemplar a todos que ali mereceriam estar. Além disso, ordenar preferências é racional demais para um ser humano. Falar mal é mais divertido que falar bem.
Mas o fato é que eu defendo minhas listas tal como estão e, democrático como sou, desde o começo propus que cada um dos sábios fizesse sua lista para, enfim, unificarmos com algo sabiamente oficial, apesar da impossibilidade de Arrow. Espero a contribuição de todos.

Vamos à defesa.

Sobre os estadistas. Não há viés vermelho. Assim como Lula, Stalin nunca foi de esquerda. Stalin foi um grande estadista. Transformou um país lascado em industrial e venceu a guerra. Construiu aquilo que definiria estruturalmente o século XX. Dizer que Hitler mereceria estar na lista dos dez mais é uma completa estupidez. Hitler não foi um grande estadista: levou seu país a uma guerra que não poderia vencer e, evidentemente, perdeu. Churchill era charmoso, bebia champanhe e fumava charutos cubanos. Até hoje existe um tamanho específico de charutos que é chamado de “churchill”. Foi um estadista, sem dúvida, entre os dez mais do século XX, mas não entre os dez mais da história. Ninguém comentou, mas De Gaulle também poderia ser citado. É um outro caso entre os dez mais do século XX, mas ficou de fora da minha lista.

Sobre os sambas, acho que é difícil melhorar minha lista. Mas podem tentar.

Sobre as atrizes mais bonitas, o sábio Felix levantou nomes que foram ponderados na confecção da minha lista: são belas atrizes. Mas, confesso, nesse caso o fator “gosto pessoal” pesou demais. As sugestões do sábio Brutus, porém, são trágicas. A lista é de atrizes, não gostosas. Lili Muller e Priscila Fantin são belas, gostosas e tudo mais. Mas não são atrizes. Talvez algum dia o sejam, aí discutiremos.

Falemos, por fim, dos bares. O bar é um lugar sagrado, onde temos experiências com sensações mais elevadas. Entorpecemos-nos para sentir coisas que a só são possíveis com a embriaguez. É um templo para os sábios, onde consultamos os deuses que nos guiam, em especial Baco. Parece-me que o sábio Brutus está especialmente chateado com a influência midiática e ainda acha que eu, um dos cinco grandes sábios vivos, poderia me deixar levar por tal bobagem. Não. O Léo é um bar adorável. Há uma atmosfera toda especial, quitutes e chopp com puro colarinho paulista. Nos anos 1970 era lá que o pessoal da boca do lixo se encontrava, para a política e para a arte. Esse espírito ainda está em suas paredes. Concordo que o Genésio, por sua vez, é de fato uma extensão do filial. Por isso é tão bom. No mais, as menininhas em geral preferem o Genésio, por dispor de mais espaço. Por fim o Pinguin. Ah, o Pinguin. Esse lugar precisa ser entendido em seu contexto: uma praça, calor, riberãopretanas, chopp gelado da Antarctica (tem sido difícil achar isso depois da monopolização). Tudo que converge para alcançar aquele adorável estado ébrio. Com charutos, o Pinguin é completo.

Tendo dito, até!

5 comentários:

Anônimo disse...

Hitler impulsionou a economia alemã como ninguém em tão pouco tempo. Se perder guerra e levar o páís ao colapso é razão pra ficar de fora, metade da sua lista não merece prevalecer.
Uai!

Brutus Heart disse...

1. Grandes estadistas não recorrem a assassinatos para se fazerem escutar ou para se perpetuarem no poder;

2. Busquemos uma qualidade artística que faça de Eva Green melhor atriz do que Fantin ou Muller.

3. Classifico os bares pela qualidade atual, não por sua história. O Bar do Léo é hoje uma atrocidade aos boêmios tão grande quanto o Pinguim.

Anônimo disse...

FOOOOOOOOOOMMMMMMMMM!!!!!!!

Anônimo disse...

Discordo dos outros comentários.

se a gente fizer a lista dos estadistas bonzinhos, que conseguiram melhorar a vida do povo no sentido de pareto (sem atrapalhar ninguém) ficamos com quem?

Itamar Franco?

Anônimo disse...

Kd eu?! Eu fiz a Paulipetro, fiz o Metro, fiz o Cingapura, fiz o Leve Leite, fiz a Nova Faria Lima, fiz o túnel Ayrton Senna, fiz o...