quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A lista que mudou o mundo




Salve, Salve a todos.

Em virtude da recente polêmica acerca das listas dos 10 mais tive de interromper o tratado que escrevo sobre história simulada (e que em breve será publicado parcialmente aqui) entitulada "Como seria se..." para meter minha colher nessa panela.

Um primeiro comentário é sobre a lista dos 10 piores árbritos de futebol: A lista está quase perfeita! Apenas acrescentaria o número zero na frente do nome de José Roberto Rato, ops, Wright uma vez que este merece ser considerado como tal (lembrem-se de sua épica entrega do título da Libertadores da América ao Flamengo-Rj ao expulsar meio time do Atlético Mineiro).

Quanto as demais listas deixo, como defensor das liberdades individuais, para julgamento daqueles que desfrutam de nossa sabedoria exceto quando o assunto é música.

Neste momento uso de minha prerrogativa de sábio para dizer à humanidade qual lista das 10 maiores bandas de rock de todos os tempos uma vez que trata-se do verdadeiro gênero musical popular mundo afora e, de fato, intertemporal.

Aí está:

1) THE BEATLES. Tão óbvio quanto andar pra frente! Simplesmemte a origem de quase todos os elementos da música moderna. Influência primária dos mais diversos gêneros. Se não podem ser considerados os pais do Rock, o FabFour é pelo menos responsável pela sua transformação em algo genial. Estão para a música como a mecânica quântica para a Física.


2) THE WHO. Virtuosidade é sua marca. Eruditos. Fizeram do Rock ópera.

3) ROLLING STONES. Grandes composições, capacidade de se adaptar a novas tendências sem perder sua alma (não para o diabo, claro).

4) CREAM. Eles tinham Eric Clapton. Isso já diz tudo.

5) YARDBIRDS. Eles também tiveram Clapton. E Jimmy Page também, e Jeff Beck..

6) LED ZEPPELIN. Idealizado por ninguém menos que Pete Townsend do WHO, também teve Page...

7) JIMMY HENDRIX EXPERIENCE. Uma avalanche lisérgica.

8) QUEEN. Nos perdidos anos 80 eles foram a âncora da boa música.

9) GRAND FUNK RAILLROAD. A música norte americana teve seus suspiros de boa qualidade...

10) NIRVANA. A última grande banda. Depois deles nada mais surgiu. Estamos no limbo (ainda não no inferno, mas quase lá).


Esta não é uma lita aberta a discussão. É a verdade absoluta inquestionável.
E tenho dito!

Viva o Liberalismo (para tudo, menos música).

Cheers

8 comentários:

Anônimo disse...

Caro Cheers, sua lista segue muito bem até o décimo lugar. U2 é melhor q nirvana.

Anônimo disse...

Cheers daquele seriado dos anos 80, com Ted Danson?

Billy Cheers disse...

Bem, como eu disse, essa não é uma lista aberta a discussões.

Por isso U2 está fora. Quem sabe numa lista maior. Mas nas 10 maiores, aquelas que impactaram de verdade, ainda não.

Ps: Nehuma referência aos anos 80 é permitida em meus comentário a menos que se refiram ao gênio da camisa 9: Reinaldo. Rei, Rei, Rei...

Anônimo disse...

Bela lista. Me faz rememorar os doces anos 70, tempo de muitos ácidos e sexo livre. Um porém apenas eu coloco: onde está a segunda maior banda (depois dos Beatles)? Estou falando do The Doors, os caras que conseguiram fazer um rock misturado com blues de primeira qualidade. Sábio Cheers, a sua lista não contempla o maior poeta: Jim Morrison.

Anônimo disse...

Cadê o Rei Lagarto? Cadê o Rei Lagarto??

Anônimo disse...

Excelente lista! Vc é mesmo um gênio, Cheers. Somente alguém como vc para ter tanta sensibilidade musical e entender aquilo que realmente é bom.
Eu te invejo.

Anônimo disse...

Ramones?! The Doors?! Pink Floyd?!

Anônimo disse...

GRAND FUNK RAILLROAD?
Patético.