quinta-feira, 19 de março de 2009

Fórmula 1 e Democracia

Caros, como todo bom sábio, sou um homem democrático... sigo a democracia, pois é a única forma de relação de poder entre as pessoas em que os comandados continuam comandados e ainda te agradecem por isso.

E sendo democrático, abro este espaço para opiniões e contribuições sábias de pessoas também sábias que engrandecem a sabedoria coletiva. O primeiro a ter essa honra é Daniel "Market", de Brasília/DF (o lugar da democracia!), que elaborou a mais sábia análise até agora feita sobre o esdruxulamente novo regulamento da Fórmula 1, em que um cara pode ganhar 3 corridas, enfiar o carro no muro em todas as outras e ainda sair campeão (vivo ou morto, depois de tantos acidentes...)

Café com Bobagem
Por Daniel "Market"
Brasília, DF



Recentemente vi na Folha uma reportagem que associava alucinação ao consumo de café. Esse negócio deve ser verdade... Max Mosley e Bernie Ecclestone devem beber litros e litros por dia. Essa nova regra de definição do piloto campeão da Fórmula 1 consegue ser mais boçal que a regra que em 2005 proibia a troca de pneus.

Eu também gosto de café. Já que a idéia é aumentar a emoção das corridas, por que não se adota então a seguinte regra: os caras correm as 17 etapas sem um regulamento de apuração do campeão definido. No entanto, antes de começar a temporada enterra-se uma urna com umas 30 ou 40 regras diferentes. Encerrada a última etapa, o troço é desenterrado e sorteia-se uma regra. O critério é aplicado retroativamente e define-se o vencedor do ano. A cerimônia de sorteio seria tão badalada quanto o sorteio para os grupos da Copa do Mundo.

Vencer ou ser regular? Quem é que sabe? As corridas seriam “puras”, “justas” e outros tantos adjetivos bonitos.

Brincadeiras à parte, infelizmente a regra anunciada essa semana é mais uma que desde 1997 contribui para a descaracterização da categoria.

Obrigado pelo espaço.

***

Gratos ficamos todos nós por tamanha sabedoria, Dani Boy. Vamos fazer isso chegar ao Berna e posso garantir que o sistema revolucionário será adotado. Marcará uma nova Era!

Saudações!

Um comentário:

Carlos Josemberg disse...

Experimentar é bom.

Concordo que essa regra muda tudo.

Mas ela vai durar apenas uma temporada.

e será uma temporada divertida: vai haver disputa pelo primeiro lugar!