sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Mistério da tecnologia é desvendado


Camaradas,

Sempre fui um entusiasta da tecnologia pelo seu caráter dinâmico e transformador, solucionadora e criadora de problemas. A tecnologia me encanta. Como sábio, compreendo o funcionamento de muitas tecnologias e, sempre que um novo fenômeno surge, busco no Conselho explicações para possíveis indagações.

Muitas dúvidas me foram sanadas, mas duas questões pertinentes ficaram sem solução. Eu costumo chamar essas de “grandes mistérios da tecnologia” e lanço o desafio para outros Sábios, ou aspirantes a sábio, para que me expliquem:

1) como funciona a pistola do máster system (videogame ancião)?

2) como as listras da pasta de dentes saem regularmente mesmo se a gente esmaga o tubo?

Pois bem, por anos essas duas questões me tiraram o sono. Foram longas madrugadas estudando, intermináveis debates na academia, muita pesquisa nas bibliotecas mais importantes. Nada. Nada conseguiu elucidar os grandes mistérios da tecnologia.

Até hoje. Que o dia 11 de janeiro seja lembrado como o dia da solução de um dos grandes enigmas da tecnologia. Que seja um feriado nacional! Uma amiga abriu a caixa do saber e de lá trouxe a explicação sobre as listras da pasta de dentes! Fiquei tão emocionado que reproduzo a explicação na íntegra logo abaixo.

Saúde a todos! Vamos brindar ao saber! Resta agora apenas um grande mistério e aquele que conseguir solucioná-lo será alçado à categoria de Sábio, a mesma que recomendo a essa nobre amiga!

-*-*-*-

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,6752,OI297544-EI1426,00.html

Como conseguem fazer a pasta de dentes com linhas coloridas sem que elas se misturem dentro do tubo?

O segredo da textura colorida dos cremes dentais é a forma de rechear os tubos. Além disto um acessório muito especial ajuda na "tarefa gráfica".

Perto da boca do tubo se situa um anel com dois ou quatro orifícios que deixam sair o gel colorido contido em pequenos compartimentos que ocupam praticamente toda a parte da frente do tubo. Enquanto isto, a pasta branca ocupa a parte traseira.

Uma vez criado o tubo com seu bocal diferenciado é hora de colocar seu conteúdo. Isto é feito pela parte de trás e não através do bocal, recheia-se pela parte inferior do tubo, selando a continuação.

Primeiro é introduzido o corante ou gel que vai para o compartimento especial que mencionamos antes. Depois, se introduz a pasta de dentes. Esta vai pressionar o corante quando apertamos o tubo. Assim a massa é impulsionada para o bocal de saída, onde ganha as linhas de cor através dos orifícios, formando a pasta rajada que nos é tão familiar.


Nenhum comentário: