domingo, 6 de janeiro de 2008

Segredos da Arte (parte 1)

Camaradas,
Em primeiro lugar, gostaria de compartilhar aqui meu apreço pelas grandes obras de arte da humanidade. São muitas e eu gosto de todas elas. Acho que devemos começar por Michelangelo, um dos mais populares e que muitos devem se lembrar das participações em seriados como Tartarugas Ninjas e filmes como Platoon e Loucademia de Polícia.
Um de seus afrescos, e também uma das imagens mais conhecidas, chama-se a Criação de Adão, e mostra a eterna ligação entre Deus e seu primeiro filho, futuro pai da humanidade, Adão.

Deus é representado aqui como um velho bem safado, envolto em uma manto que divide com alguns anjos, notadamente do sexo feminino. De um lado, aparece abraçado com um bela mulher - provavelmente Eva - que ele recusa a entregar ao filho por motivos óbvios, já que a primeira mulher que ele entregou ao filho, Lilith, trouxe problemas à família. Há também outras mulheres ali escondidas, se vocês notarem com cuidado, inclusive algumas demenor.

Já o Seu braço direito está como se tentando entregar algo ao filho, tentando criar um vínculo, entregar alguma forma de poder ou simplesmente reprovando a atitude do filho. Os estudos mais recentes rejeitam essa hipóteses e revela, na verdade, um Deus preocupado com a educação de Adão e o futuro negro da humanidade, que terá de viver do próprio suor das 9 às 5 , logo depois que o cartão de crédito de Adão é recusado no Resort Spa-Raíso. O que se pode deduzir, através das modernas técnicas de raio X e carbono 14, é que a família está dividindo na verdade uma lata de breja gelada:






Como diz Gênesis 1:27, Deus criou o homem a sua imagem e semelhança. Brindemos aos povos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse blog nos ilumina!

Sua interpretação sobre a obra do pizzaiolo Miquelangelo é esclarecedora.

Obrigado por sua sabedoria!

Anônimo disse...

Beira a heresia.... mas que Deus me perdoe, o texto eh muito bom!